quarta-feira, 25 de julho de 2007

Escorrego


Mais uma charge sobre as condições da pista de pouso de Congonhas.
Dizem que é um porcelanato da melhor qualidade...

domingo, 22 de julho de 2007

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Tv Lixão


É impossível assistir ou ler o noticiário sobre a Câmara Propinal de Natal sem revirar o estômago.
É verdade que existe o princípio que defende a inocência até a prova em contrário. O fato é que vários cartões bancários (por natureza pessoais e intransferíveis) de supostos "funcionários" foram encontrados com vários vereadores, acompanhados das respectivas senhas; sendo assim, agora é a vez desses vereadores provarem o contrário; provarem que são inocentes ou que nós somos imbecis.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Vôo mortal


Muita gente pensa que o humor da charge é sinônimo de riso e não é.
Como rir de um acidente onde 200 pessoas morrem carbonizadas por uma temperatura de 1.000 graus gerada pela explosão do avião? Como rir enquanto famílias enlutadas choram suas perdas? Não dá...
O humor nesse caso é ácido, é um grito, uma denúncia, um protesto.

terça-feira, 17 de julho de 2007

sábado, 14 de julho de 2007

Fala que eu te escuto


Retirem as crianças da sala.
Os políticos estão dizendo "nome feio" e fazendo coisas mais feias ainda.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Imagem mais suja


Pelo visto, tem político achando pouco a péssima imagem que a população tem dos parlamentares...

O veto vive!


Pois é... o show ainda não acabou. Aquela impressão de que tinha algum esquema no ar vai se confirmando aos poucos com estas denúncias. Não dá pra afirmar se todos os vereadores investigados têm realmente culpa no cartório, mas que alguma tramóia existe... ah! isso existe; sempre existiu. Falta dizer o tamanho dela e quais são todos os envolvidos neste caso específico. Uma perguntinha que precisa ser respondida: quem seriam os interessados em dar dinheiro aos vereadores para incluirem no Plano Diretor liberação para construções de aglomerados humanos, comprometendo a qualidade de vida em busca de lucros nas vendas destes edifícios? Quem seriam os suspeitos? Quem? Alguém tem algum idéia? Eu não consigo pensar em ninguém...

segunda-feira, 9 de julho de 2007

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Avacalhamento total


Roriz já desistiu; não adianta chorar a morte da bezerra. Já Renan, não sai nem que a vaca tussa! Êh, vida de gado...

terça-feira, 3 de julho de 2007

Plano diretor


A sensação após conhecer a postura (ou descompostura) dos excelentíssimos senhores vereadores ao aprovarem um plano diretor que compromete seriamente a qualidade de vida da cidade é de derrota; é como se fôssemos condenados, esperando no corredor da morte e de repente ficássemos sabendo que a data de nossa morte fôra antecipada!
Os argumentos são absurdos: não podemos impedir o desenvolvimento da Zona Norte; a culpa é do prefeito que não saneou a cidade! Ora vejam só: qual o conceito de desenvolvimento que está sendo defendido aqui? O do crescimento de edificações gerando uma concentração de pessoas em espigões? E quanto à falta de saneamento (que é real e precisa ser enfrentada) a atitude é descabida: a situação está ruim? vamos piorá-la! Quer dizer, atira-se no prefeito e atinge-se a população.
Talvez a intenção seja angariar votos da tão sofrida Zona Norte na próxima eleição... essa é uma das conjecturas menos ruins, pois na minha mente existem outras que eu me recuso a digitar...
Bom, as minhas intenções como autor da charge estão aí... as pistas estão dadas, à espera da colaboração do leitor.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Sentido proibido


Viu como é simples criar uma charge? É só juntar uma coisa com outra que, aparentemente, não tem nada a ver.A charge é um drible mental.

Escolha


Vide comentário no post anterior.

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Independência é morte!


... pelo menos neste Conselho de Ética a coisa funciona assim. O fantoche que não quiser ser "manipulado" ou o marionete que tentar se soltar das cordinhas está fora do Conselho. As opções são: ou você fica com o Conselho ou fica com a ética; ficar com os dois é praticamente impossível...

quinta-feira, 28 de junho de 2007

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Se conselho fosse bom...


É o que dizem... se conselho fosse bom, ninguém dava; vendia. E como se explica um conselho desse vendido completamente? E não venham me dizer que esse conselho de ética é bom! O engraçado é que todo mundo renuncia nesse conselho; só não renuncia o réu!

terça-feira, 26 de junho de 2007

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Êita píula!


É o seguinte: a pílula não enche a barriga (nos dois sentidos), mas pelo menos diminui o número de bocas.

domingo, 24 de junho de 2007


No clima dos festejos juninos e do PAN, embora tenha confessado seus pulinhos na cerca, o Senador Renan Calheiros se prepara para dar o grande salto de sua vida: pular a fogueira da CPI. Embora tenha muitos amigos, vale lembrar que o lugar de presidente do Senado é cobiçadíssimo e sua fritura não seria tão lamentada assim por alguns (ele mesmo já vem falando em traição).

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Avacalhamento!


Uma coisa é certa: alguma coisa está errada!

Notas frias


Enquanto o mundo inteiro teme as conseqüências do aquecimento global, o Senador Renan Calheiros é suspeito de ter provocado um "esfriamento fiscal" nas notas que apresentou em sua defesa na Comissão de Ética do Senado. Sem os documentos em nossas mãos, fica difícil fazer qualquer afirmação sobre a temperatura das notas fiscais, mas, de qualquer forma, fica o grito de alerta de uma sociedade que não tolera mais tanta corrupção. E por falta de um grito se perde uma boiada.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Viva São Netuno!


Todo ano é assim... e pra variar, tome chuva. A previsão, no melhor estilo Noé, avisa: vem pé d´água por aí, acompanhado de toró, aguaceiro, tromba d´água, dilúvio, e pancadas de chuva no espinhaço.

sábado, 16 de junho de 2007

Atocha!


É o que todo mundo está dizendo: a tocha dos jogos Panamericanos simboliza a paz, a igualdade e a cooperação entre os povos das americas. E, digamos de passagem, nessa banda do globo precisamos muito da vivência desses valores.
Então, que essa tocha acenda o coração de Evo Imorales, o cérebro do Hugo Chavolim, a lingua do Lula. Já o Bush... sei não... acho que essa tocha é pequena para incendiar alguma coisa naquela criatura, ô meu Deus!

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Ridículo


Essa onda de e-mails que ameaçam comerciantes em Ponta Negra é ridícula. Claro que tem que investigar, mas que é uma palhaçada, isto é! Um bocado de gente (que já deve ser muito ocupada) reunida, gastando tempo para identificar os supostos mafiosos! Não sou "puliça", mas tá na cara que é um trote. Me lembra uma brincadeira que fiz quando era criança. Um ladrão entrou no muro de um vizinho. Aí a vizinhança foi fazer uma "perícia" no local. Os comentários eram: "que bicho atrevido!". "Olha, ele pulou por ali, saiu por aqui.". Aquela conversa mexeu com minha imaginação: Na noite seguinte, escrevi um recado na areia: "eu voltarei!". Pronto! Nova assembléia com os "peritos". Indignação e revolta com aquele atrevimento. Ameaças contundentes foram escritas na areia. E eu escutando tudo aquilo ali, bem caladinho, só curtindo a brincadeira. Parei por ali mesmo. Já tinha me divertido o suficiente com aquela palhaçada.
Creio que esta brincadeira está sendo realizada por algum nerd, com tempo ocioso e muita coragem.
Como será paga a quantia cobrada pelos bandidos? Débito em conta? Um cobrador passa no local para receber a grana? Todos os comerciantes vão manter sigilo, pagando essa grana, assim, sem mais nem menos, completamente rendidos?
Máfia em Natal? O mercado está saturado! Já temos muitas; tem a do turismo sexual, a do combustível adulterado, as das falcatruas nas licitações ...

terça-feira, 12 de junho de 2007

Óbvio e lulante


Tudo começou com os "companheiros". Aí cairam o Dirceu, o Delúbio, o Silvio, o Palocci, o Genoíno, o Gushiken, o Berzoini...
Houveram as denúncias contra o Lulinha, os presentes para a primeira dama e agora o compadre e dois primeiros-irmãos estão sob suspeita.
Lula precisa de muita oração. Só não pode pedir a intercessão do Frei Chico.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Pandemônio 2007

Uma chargezinha apoiada na intertextualidade gráfica do PAN 2007.
Claro que, nesse caso, as aves são outras. Elas são atraídas pelo fétido aroma das falcatruas, trapaças e esquemas corruptores.
Esse é um jogo sujo.
A competição é desleal, a ganância tomou o lugar da gana, e o ouro, aqui, simboliza conquistas que nada têm de nobres ou gloriosas.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Charge: honesto desconhecido

Quando elaborava esta charge, meu filho me avisou: Pai, isso é um cartum!
Entre suas características, a charge é carregada de temporalidade e espacialidade. Em outras palavras, é baseada em um fato real, jornalístico, preciso. O cartum, ao contrário, navega sem âncora no oceano da universalidade. É menos perecível, pois sua compreensão não fica comprometida com o passar do tempo nem com a localização geográfica do leitor, respeitadas as diferenças culturais.
E neste caso, que tipo de humor gráfico foi produzido? Uma charge ou um cartum? A explicação se encontra no fato desta charge abordar um tema universal (a desonestidade), embora atrelada às denúncias e escândalos cada vez mais constantes do noticiário. Penso que existem, então, "charges cartunescas". Elas tratam de problemas reais e perenes. Exemplos semelhantes podem ser encontradas nas charges que tratam da degradação do meio ambiente, do crescimento da violência, da exclusão social , etc. Todos estes são problemas de longa duração e de solução lenta e difícil. Igualmente, podem existir cartuns (mesmo antigos) que atrelados à uma notícia pertinente podem funcionar como charge. Estamos de falando de fragilidade nos limites da definição do humor gráfico, de um humor gráfico mutante.

terça-feira, 5 de junho de 2007

Com quem será? Com quem será? ...

No aniversário do prefeito Carlos Eduardo, a governadora Wilma "jogou de apoita", como se diz no interior, vários elogios. E não foi só o aniversariante que ganhou alguns como presente. O prefeito Agnelo saiu com um caçuá cheio de aplausos. A candidadeputada Fátima lavou a égua, pois era a única prefeitável no espaço sagrado da missa que era realizada. Mesmo quem não foi à missa deve estar rezando muito neste período de indefinições...

Obras & obras

Não sei se nesse nosso Brasilzão este sentido de "obra" é conhecido. Aqui no nordeste, este termo é bastante usado, pelo menos no interior.
"Abra a porta do banheiro, que eu tô me obrando!" grita o coitado com desarranjo intestinal.
Tem até aquela brincadeirinha do "Estácio Brando, o irmão do Marlon Brando".
De qualquer maneira, a coisa está fedendo! E muito!

sexta-feira, 1 de junho de 2007

A fórmula da água mudou... e para pior!


Não. A fórmula da água não é H2O. Pelo menos não aqui em Natal. Segundo dados do Ministério Público a contaminação dos poços por nitrato ultrapassa os 50%.
Isso surpreende a todos os profetas apocalípticos de plantão. Que o planeta está condenado a sofrer as conseqüências da crise futura da água potável isso todo mundo já cansou de ouvir. A diferença é que, em Natal, esse triste futuro já chegou. Pra quem pensava que essa catástrofe só iria atingir os netos é um impacto e tanto...
Mas, calma! Não pule da janela ainda. Acesse o site da Natal Voluntários, imprima, assine e consiga outras assinaturas para o abaixo-assinado que está disponível no site
e será entregue ao governo do estado cobrando providências para sanar essa situação.
Veja como participar:
  • Coletando assinaturas da população para o abaixo-assinado que pode ser obtido pelo site www.natalvoluntarios.org.br
  • Assinando diretamente o abaixo-assinado on-line no site www.natalvoluntarios.org.br
  • Passando em um dos locais para assinar o abaixo-assinado entre sábado e domingo:
    • Sorveterias Ster Bom
    • Tirol: Sede do Natal Voluntários
    • Petrópolis: Casa do Pão de Queijo
    • Ponta Negra: Dr. Sholl, Abrantes Colchões, Durma Mais, Livraria Bereiana.
    • Cidade Jardim: Ortobom e Colchões e Cia.
    • Panatis: Lavanderia Requinte e Alcoólicos Anônimos
(Fonte: www.dnonline.com.br)

Ética

Roubaram o giz? Quem teria roubado este material da escola? Um aluno para rabiscar paredes e calçadas? Um outro professor que ficou sem giz na sua sala e ficou com preguiça de ir buscar no almoxarifado? O próprio professor, em virtude de distúrbios psicológicos? O vigilante? O diretor da escola? O secretário? O prefeito? O governador? O presidente? Quem sabe? Do jeito que a corrupção anda generalizada, todo mundo é suspeito!
Ah, e não adianta instaurar inquérito, CPI, prender todo mundo... eles serão soltos rapidinho com um habeas corpus. Habeas paciência!
Agora só falta acusar este chargista pelo sumiço do giz... pode?

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Chega de levar fumo


Foi o Millôr quem elaborou magistralmente um conceito sobre o cigarro: "um cilindro de papel com uma brasa na ponta e um imbecil na outra". Se você é fumante e se sente incomodado em ser chamado de imbecil ou idiota, que tal trocar o termo por suicida?
Como explicar o fato de um homo sapiens ingerir a quantidade de substâncias ao fumar um cigarro?
Ah, dirão alguns, e o pessoal que cai de boca numa picanha? E a coca-cola? E isso e aquilo? É aquela história: um erro não justifica outro.
Que bom se o mundo ficasse livre de todas as drogas políticas, sociais, econômicas, musicais....

terça-feira, 29 de maio de 2007

A hora do pesadelo

Esta é uma charge local. Desde a construção do Midway Mall que o trânsito nesta área vai mal. Trocadilhos à parte, a situação é caótica. E como diz uma das leis de Murphy ( quando uma coisa não pode piorar, piora) a STTU resolveu (ou deixou, mesmo sem querer querendo) realizar obras nos momentos menos indicados, quando o termostato da paciência dos motoristas e pedestres estão no seu limite de resistência: a hora do rush, o horário de pico. É o fim da picada.
Então taí um boneco biruta, com seu jogo de cintura, indicando o melhor caminho para a loucura.Claro, tudo isso é pra melhorar o trânsito.Se você não entende assim é porque já surtou.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Não vale a pena ver de novo!

É...já virou novela. E o curioso é que, apesar de seguir um roteiro pra lá de óbvio, a gente continua se surpreendendo a cada capítulo. E a moral capitulando a cada capítulo.
O "miolo" desta charge é o trocadilho.
Muitas vezes, a charge nasce de uma frase muito conhecida; aí a gente transporta ela para um outro contexto, troca uma palavrinha e pronto: eis o tropeço cognitivo, resolvido pelo riso.
Nem sempre uma boa charge é aquela que faz você cair no chão às gargalhadas; às vezes basta uma tirada inteligente, um solavanco no raciocínio, um curtozinho nos neurônios.

domingo, 27 de maio de 2007

Papa-Tudo

Se o monstro da corrupção nos causa terror, esse na charge ao lado, nos leva ao desespero, arrepiando-nos até os cabelos da alma!
Navalha pra ele é lanchinho, que ele come dentro de um pão doce.
A impunidade deveria ser o primeiro problema a ser atacado, ou seja, precisamos de uma reforma no judiciário, antes mesmo de uma reforma política. Já que não podemos extinguir a corrupção, uma vez que ela está enraizada no coração do homem, devemos, pelo menos, combater os seus efeitos, impedindo a banalização do crime, ou seja a cristalização da injustiça. Trocando em palavras simples: o homem sempre vai querer roubar, mas precisamos ter a certeza de que eles serão punidos por isso. Caso contrário o terror será constante. E haja navalha.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

O espetáculo do crescimento da corrupção


Desde o início desta operação a gente fica com uma expectativa de que as revelações são sempre parciais, que tem mais coisa, que o buraco é mais embaixo. Claro que essas práticas não surgiram no governo Lula. Aliás, o governo tem usado justamente o grande número de apurações feitas pela PF para justificar o combate à corrupção. De qualquer maneira o crescimento da corrupção, ou pelo menos sua divulgação, tem sido espetacular. Triste espetáculo.
O monstro é feio e grande. A cada noticiário descobrimos mais um dos seus tentáculos. Tenho usado a idéia do tentáculo algumas vezes, mas não é por falta de criatividade. É que tenho a sensação que o tema ainda não se esgotou. Se expremer os neurônios, dá pra desdobrar uma idéia, ampliando e complementando o que uma charge isoladamente não consegue dizer. É que pesa sobre nós, chargistas, o desafio de expressar tudo em uma imagem. Embora a imagem seja polissêmica, não tendo um único sentido, o próprio chargista tem que se limitar ao espaço e tempo para o seu enunciado. Mesmo com a colaboração e complementação de sentidos feitas pelo leitor, fica ainda algo a dizer. E isso é bom para o exercício criativo. Não se trata da tagarelice do texto que Barthes denuncia. É desdobramento, implicações e riqueza textual.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Navalha-nos!


Pra criar uma charge, eu penso muito. Tento sintetizar em imagens uma situação noticiada. Quando surge um fiapo de idéia, algo meio indefinido esteticamente, vou, como diz Chico Caruso, botar o lápis pra pensar. Isto é, transformar um conceito, um pensamento em uma imagem. E a coisa vai tomando forma, visibilidade.
Não há nenhuma garantia que os leitores "captarão" exatamente o que se passou em minha mente. Mas as pistas estão aí... As interpretações vão rolar, as viagens podem ser siderais ou na esquina aqui próxima, mas tudo é válido, nem que seja como ginástica cerebral. Só tenho pena quando uma charge meio hermética cai numa questão de prova ou vestibular. Coitados dos leitores e coitados dos professores. Ou quem sabe não são todos felizes por conseguirem rir, embora por motivos diferentes? E você? Tá rindo de quê?

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Navalhadas

Muitas vezes o fato noticiado já traz em si uma imagem simbólica (e existe imagem não simbólica?) que representa o cerne da questão abordada pelo chargista. O título da operação policial recorre à idéia de corte na própria carne. Mas será que este monstro chamado corrupção pode ser combatido com armas tão simples? Não seria necessário uma facão? Ou uma foice, um machado, uma motosserra?
De qualquer maneira, o produto gráfico está aí. O ideal seria exagerar bastante o tentáculo e minimizar o policial mas isso dificultaria a percepção do foco da charge: a pequenez da navalha.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Pra começo de conversa

Como eu não sou filho de goiamun, já que todo mundo tem um blog e eu não tenho um... ei-lo!
A área está a disposição pra trocar idéias e experiências.
Aqui postarei trabalhos, publicados ou não, esboços de pensamentos visuais e por aí vai. Seja bem-vindo.

Nesta primeira postagem, segue uma charge básica sobre os escabrosos meandros da nossa politicagem brasileira. Esse negócio da infidelidade partidária é um caso sério. A idéia é que se eu votei em um candidato é porque confio nas suas propostas e no grupo a que ele está ligado, seu partido. Pois bem. Sem nem pedir licença, na maior cara de pau brasil do mundo, o elemento evade-se do local onde foi colocado pelo eleitor e dana-se, na essência da palavra, para outras pairagens sem o mínimo de escrúpulo, tranformando-nos do dia pra noite em cornos eleitorais... pode? Não poderia, mas no Brasil quem pode, pode.

Compartilhar/Share