quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Lançamento: Maturi #2
Convocação geral! A Maturi nr. 2 será lançada no próximo dia 8/8/2010 (domingo), às 16h, na livraria Siciliano, no Midway Mall (Natal/RN). Em paralelo ocorre uma exposição de quadrinhos do pessoal que colaborou nesta edição.
Aqui, mais algumas informações:
Os quadrinhos, já há um bom tempo, deixaram de ser vistos como empecilhos na formação de leitores ou como mero lazer descomprometido de qualquer preocupação educacional. Pelo contrário, além dos alunos - que já têm os quadrinhos como repertório de leitura - , os professores e pesquisadores encontraram nos quadrinhos um ótimo recurso para a formação de leitores críticos e perspicazes.
Cientes da importância dos quadrinhos, o Grupehq - Grupo de Pesquisa e Histórias em Quadrinhos, fundado em 1971 e em plena atuação na produção local de quadrinhos, lança o segundo número da revista Maturi, edição patrocinada pela COSERN, através da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, da Fundação José Augusto. A revista, com 44 páginas (incluindo 16 em cores), reúne 7 artistas potiguares: Emanoel Amaral, Gilvan Lira, Luiz Elson, José Veríssimo, Robson Nascimento, Wolclenes, Márcio Coelho e Ivan Cabral.
O Grupehq
O Grupehq foi fundado em 1971, a partir de uma reunião de desenhistas que frequentaram a primeira exposição de Histórias em Quadrinhos do RN, promovida pelo quadrinista Emanoel Amaral. Comandados pelo professor Walfredo Brasil, falecido em 21.03.2010 e reconhecido como Patrono do grupo, os artistas conquistaram espaço na mídia impressa durante boa parte da década de 1970. A revista Maturi é o produto mais reconhecido do grupo, mas em seus períodos de descontinuidade outras revistas, de cunho didático, foram lançadas pelo Grupehq: Igapó, O Ataque de Lampião a Mossoró, A História do Rio Grande do Norte, A mulher na história do RN e Jesuíno Brilhante são exemplos do registro da história e cultura potiguar na forma de quadrinhos.
A Maturi
A revista Maturi foi criada por Aucides Sales em 1976. Com um formato reduzido (12cm x 8cm), periodicidade irregular e conteúdo de caráter underground, circulava nos movimentos culturais alternativos e universitários em Natal e em outros estados. A Maturi serviu de abrigo e canal de divulgação para os quadrinistas potiguares. Entre os artistas que publicaram na Maturi destacamos: Aucides Sales, Emanoel Amaral, Edmar Viana, Cláudio Oliveira, Luís Elson, Márcio Coelho, Gilvan Lira, João Antônio, Ivan Cabral, Adrovando Claro, Solino, entre outros. Artistas de outros estados e reconhecidos nacionalmente também se juntaram aos desenhistas locais participando da Maturi. Um dos mais famosos, o cartunista Henfil, colaborou com a revista durante o período em que residiu em Natal. Além dele, Watson Portela, Mozart Couto e Rodval Matias também enobreceram a publicação com seus talentos.
A Maturi deixou de ser publicada na década de 1980 e, após esse recesso, voltou a ser publicada por intermédio da aprovação de projeto de Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, da FJA em um novo formato e com páginas coloridas.
O projeto do Grupehq prevê que até o fim do ano serão lançados mais quatro edições da revista, perfazendo um total de seis números, todos voltados para o resgate da cultura do Rio Grande do Norte através da riqueza da linguagem dos quadrinhos.
Tributo a Cascudo
A edição presta um tributo à figura de um dos mais importantes nomes da cultura potiguar: Câmara Cascudo. Desta vez, o grupo de artistas retratou em quadrinhos diversos aspectos da cultura potiguar, capitaneados pelo mestre Luís da Câmara Cascudo, referência de grande magnitude da intelectualidade do Rio Grande do Norte e do Brasil. Referenciados no legado das pesquisas cascudianas e abordando temáticas diversas como folclore, religião e literatura, os quadrinista promovem um releitura de algumas de suas obras utilizando-se da linguagem versátil e estimulante dos quadrinhos, gênero que, por sinal, fazia parte do repertório de leitura de Cascudo.
Lançamento
O lançamento da Maturi nº 2 ocorrerá no próximo domingo, dia 8 de agosto de 2010, na Livraria Siciliano do Midway Mall, às 16 hs.
Paralelamente ao lançamento ocorrerá uma exposição de trabalhos dos artistas que colaboraram na edição. Os artistas estarão autografando a revista que será vendida ao preço de R$ 5,00.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário