quinta-feira, 17 de junho de 2010

Charge do dia: Oh, bolinha difícil de entrar!

2 comentários:

Anônimo disse...

realmente to atras d um blog impacial,esse so faz critica ao PSB,ao PMDB(PARTIDO DA MALANDRAGEM DO BRASIL)e ao PFL nada,kkkkkk,vc é d qual dos 2 fala pra nos aqui da UFRN!!!!

Ivan Cabral disse...

Oi, Anônimo.
A charge, essencialmente, é uma crítica às articulações e manobras da classe política; não necessariamente à situação, mas também à oposição.
A leitura de um texto como esse não precisa ser única, mas ampla, permitindo várias interpretações.
Se você prestar atenção às charges que tenho feito sobre a questão do remanejamento do orçamento do Estado, enfoco a polêmica em si, sem necessariamente dividir os atores em heróis e mocinhos ou anjos e demônios.
Bom, vou tentar ajudar a você e aos "anônimos" da UFRN, dos quais, pelo que entendi, você é o porta-voz (eleito?), a analisar a charge de hoje.
Nessa charge, especificamente, o que mostrei foi a dificuldade enfrentada pelo governo estadual em conseguir a aprovação do remanejamento. Aproveitei o clima da copa, para mostrar o governador Iberê tentando fazer um gol, enfrentando as dificuldades promovidas pela oposição - representadas na trave minúscula. Então essa mesma charge pode ser lida do seguinte ponto de vista: o governador Iberê, com a camisa do RN (e não do PSB), tentando viabilizar o funcionamento da máquina do estado, promovendo ações sociais importantes, vê-se impedido de fazê-lo em função das manipulações (legais) por parte da oposição que, por sua vez, tem interesses eleitoreiros nessas manobras. A trave exageradamente reduzida na charge representa a dificultação forçada para impedir as ações (também eleitoreiras segundo a oposição) do governo em tempos de eleição.
Por fim, você diz que o blog aqui só faz crítica ao PSB e nunca ao PMDB e ao PFL. Dê uma pesquisada nos posts anteriores e você via perceber a injustiça que está cometendo. Não precisaria lhe dizer, mas votei no PSB na última eleição, mas isso não me impede de cumprir meu papel de chargista e criticar ações do governo que ajudei a eleger.
Saiba que respeito a leitura que você realizou; ela é totalmente plausível. Um abraço a todos anônimos, inclusive aos que não concordam com você.

Compartilhar/Share