sábado, 11 de outubro de 2008

Charge do dia: Carrinho


:: É dia da criança e coisa e tal, mas o trabalho infantil ainda é realidade para 1,4 milhão de menores de 14 anos. Leia mais sobre o assunto clicando aqui.

5 comentários:

Anônimo disse...

Como todas as datas comemorativas, esta não podia ser diferente. O valor comercial encobre o verdadeiro sentido da data,e, acaba cegando quanto a realidade fria e nua:O dia das crianças não irá ser comemorado por todas a crianças. Enquanto umas abrem presentes, outras abrem as lixeiras para tentar encontrar algo para comer[...].

dá uma espiadinha lá no meu blog!

http://algumasreflexoesemuitasbobeiras.blogspot.com

Júlio César Pedrosa disse...

Olá, Ivan Cabral!
Estou escrevendo porque esta sua charge (ao lado de outra de outro autor) foi usada numa questão de prova da rede de ensino da cidade de Santos, SP, e está causando polêmica.
A questão foi identificada como racista!
Na minha opinião, é totalmente o contrário: seu desenho toca, ao mesmo tempo, em duas questões: o trabalho infantil e o destino das crianças pobres e negras, levadas a cair cedo no mercado de trabalho, em atividades braçais e de pouca qualificação. Mas ninguém atentou para isso.
Parece que as pessoas não conseguem mais interpretar uma charge, veem racismo até na denúncia do racismo. Inacreditável!
Veja você mesmo:
http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/10/questao-de-prova-para-criancas-e-anulada-apos-denuncia-de-racismo.html
http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/suspeita-de-racismo-em-prova-da-seduc-vai-parar-no-ministerio-publico/?cHash=3241106ed1315dc401d6ed9363713980
Um abraço!
Júlio César Pedrosa

Missilene Barreto disse...

Oi, Ivan. Parabéns pelo trabalho. Gostei muito dessa charge e vou usá-la em sala de aula. Quero também informar que o link que deveria nos encaminhar para a leitura sobre o trabalho infantil não está funcionando.

Ivan Cabral disse...

Oi, Missilene. Atualizei o link da matéria. Grato.

Unknown disse...

Gostei muito. Vou utilizar em atividades com meus alunos da Sala de Recursos. Obrigada.

Compartilhar/Share