segunda-feira, 21 de junho de 2010

Portfolio: Livro de Esboços

Depois de rascunhar em papéis avulsos, aqui e acolá, resolvi criar vergonha na cara e fazer um Livro de Esboços (tá bom... "sketchbook"). Nele, dou vazão a algumas ideias que não são charges nem cartuns, mas assemelham-se mais aos denominados "desenhos de humor", conforme classificação de Joaquim da Fonseca em seu livro "Caricatura - a imagem gráfica do humor":

"Desenho de humor é a designação que se atribuiu a um cartum que não tem como finalidade principal provocar o riso, mas representar com os elementos da carictaura, um momento do ser humano que seja visto sob o prisma do humor. No desenho de humor, em geral, considera-se o desenho como obra de arte em si, sem separá-lo, contudo, do seu objetivo principal, que é o humor. A designação é recente e quase se pode afirmar que apareceu pela primeira vez para definir o trabalho de Saul Steinberg, artista romeno radicado nos Estados Unidos, um dos expoentes máximos do desenho de humor no mundo".

Feito artesanalmente e com uma ilustração legalzinha na capa, ei-lo, junto com algumas ilustrações. Quem sabe, um dia, talvez, sei lá... venha a publicá-lo.









Nenhum comentário:

Compartilhar/Share