domingo, 28 de fevereiro de 2010

Eu no Novo Jornal



Durante 21 anos produzi charges para o Diário de Natal. Um tempo longo (minha filha, Ana Raquel, tem essa idade) de aprendizado e desenvolvimento da técnica de produzir o riso reflexivo. Porque a charge é isso: ela não se move pelo besteirol, o riso pelo riso. Não me entendam mal, até acho que há espaço para esse tipo de humor, mas o humor da charge tem o peso de um editorial. Trata-se de uma abordagem diferente da sobriedade do noticiário jornalístico; um espaço para expansão da reflexão sobre os fatos políticos e econômicos e suas possíveis correlações com outros saberes, em particular o saber não escolarizado, oriundo da verve popular. A boa charge deve desequilibrar e revelar o que o leitor não sabia que sabia.
Sempre tive essa precoupação ao criar minhas charges. Produzir um humor reflexivo. Fazer o leitor pensar enquanto ri ou vive e versa. Por diversas vezes refiz uma charge por achá-la óbvia demais, subestimando a inteligência do leitor ou hermética demais, confundindo o leitor através de um simbolismo do qual apenas eu tenho a chave para desvendá-lo. Nem sempre consegui sucesso, é claro... mas eu tentei!
Bem... chega de divagações. O fato é que depois da minha demissão no final de Outubro de 2009, até estava me acostumando com a possibilidade de não trabalhar mais em redações. Ficaria postando charges aqui no blog, pautando-me a mim mesmo. Até que surgiu a possibilidade de assumir o honroso lugar de Túlio Ratto (Papangu) no Novo Jornal. E não é que eu aceitei o desafio? A partir desta terça(02/03/2010) estreio na primeira página com uma charge colorida (meu sonho antigo). Agora é tentar seguir a mesma postura na produção das charges, contribuindo para a melhoria da qualidade do humor gráfico produzindo nessa terrinha de Cascudo.
Vamos ver no que dá. O ano promete!

8 comentários:

Joseniz disse...

Parabéns pelo novo trabalho no novo jornal! Desejo boa sorte no novo desafio e que continue na busca de continaur se aprimorando e buscando se superar a cada charge elaborada.

Ana Lucia Gomes disse...

Felicidades no Novo Espaço, no Novo Jornal e em Novos Planos!
Gostamos muito do seu trabalho!
Abraço

Danielle Crepaldi Carvalho disse...

Parabéns, Ivan!

Amo suas charges! Usei uma porção delas como excertos das propostas de redação que fiz aos meus alunos no ano passado.

Abraços
Danielle

chica disse...

Te desejo muita sorte e sei que vais brilhar!!!abração,chica

Anônimo disse...

http://markonzo.edu It is a very good thing, ashley furniture [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]ashley furniture[/url], xvnssr, allegiant air [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]allegiant air[/url], rixwwgy, pressure washers [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]pressure washers[/url], 45157, dishnetwork [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]dishnetwork[/url], pjekmim, adt security [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]adt security[/url], yfrkmm,

Consultor Previdenciário disse...

Desejo todo o sucesso nesta nova etapa de sua vida profissional.

Igor Jacome disse...

Parabéns pelo novo trabalho! Já tava sentindo falta de charges diárias no blog

Igor Jacome disse...

Parabéns pelo novo trabalho! Eu já estava sentindo falta das charges diárias...

Compartilhar/Share