sábado, 2 de fevereiro de 2008

O mais novo sinal de trânsito


E o ano já começa com confusão. Justamente na véspera do Carnaval, a MP 415, que proíbe a venda de bebidas alcóolicas nas rodovias federais entra em vigor deixando os foliões ( e a indústria e o comércio de bebidas) em polvorosa.
Todo mundo e mais uma "ruma" de gente sabe dos resultados terríveis da associação bebida & direção. Os números da PRF apontam que, no Carnaval de 2007, 2.358 acidentes nas estradas mataram 145 pessoas e deixaram 1.590 feridas. Esse é o problema real. Ele não é difícil de ser detectado. O nó é quando se vai procurar uma solução. O governo resolveu, além de fiscalizar o trânsito, atacar a venda da bebida, o que provoca uma reação natural dos comerciantes. A Medida Provisória é polêmica por natureza. Quer dizer, se você comprar bebida longe da BR, não tem problema... ou tem? Acho que o problema é mais embaixo. Creio que o governo deveria ser rigoroso com o motorista que bebe e dirige (alguns até bebem enquanto dirigem!). Quantas pessoas você conhece que perdeu a carteira de motorista por dirigir bêbado? Eu não conheço nenhum. Mas tenho certeza que eu e você conhecemos várias pessoas que costumeiramente associam álcool e direção. Não interessa onde elas compraram a bebida; o que interessa é o que elas fazem quando assumem o volante de um automóvel. O problema é de ordem educacional; mas a reversão desse processo é lenta. Enquanto isso, é preciso atacar a parte mais sensível do ser humano: o bolso. Só acho que estamos atacando o bolso da pessoa errada.

P.S.: A propósito, a cerveja é uma bebida leve? Leia este artigo, retirado do site da ABETRANS: http://www.abetrans.org.br/noticias/index.php?C=2179&PHPSESSID=0fa43521e8779465d50cf845ed1af01a

Nenhum comentário:

Compartilhar/Share